quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Partindo para Myanmar!!!

Muito bom dia a todos. Aqui em BKK sao 9 hr da manha agora.... no Brasil eh meia noite do mesmo dia. A gabi ainda esta dormindo e despertei antes... talvez por causa da minha ansiedade!!! Hoje a tarde iremos no consulado verificar a aprovacao do nosso visto para Myanmar. Pretendemos partir amanha. Nao pudemos esperar e ousamos mais uma vez comprando as passagens antes do visto. Sim, porque nao conseguiriamos a mesma tarifa se esperassemos mais. Na verdade foi uma grande sorte.... pois descobri o site www.airasia.com, por acaso, vasculhando precos na net.... e no mesmo dia, a noite, brasileiros que conhecemos nos indicaram esse mesmo endereco. Digo ousamos pelo fato de que nessa empresa nao existe desistencia ou troca em nenhuma circunstancia!!!
Alguns dos que leem nosso relato nunca tiveram o tipo de vivencia a que nos propusemos... seja por nao identificacao, receios diversos, diferentes focos e interesses... enfim, tento ser bem realista, para que o nosso aprendizado e maturidade possa ser compartilhado.
Mas tudo implica em uma iniciativa, um esforco, um desgaste.... e uma consequencia. Existe uma frase que sempre me vem a cabeca: "Quem nao sabe o que procura, nao ve o que encontra!!!" Adianto que estamos alcancando nossos objetivos especificos. "Me compadeco... de mim mesmo... ao confrontar-me" com a sensacao de nao estar conseguindo transpassar meus reais sentimentos. Nao tem sido facil... pois preciso decodificar sentimentos imprimindo-os em palavras; em uma linguagem entendivel a todos... em suas diferentes classes, culturas e vivencias!!!! Passar sentimentos em palavras.
Ir para Burma (Myanmar) eh uma fato muito maior que uma viagem... mas a oportunidade de deixar de sermos apenas observadores de um mundo, e aplicarmos tudo o que pregamos, em toda a nossa historia como blogueiros!!! Eu, deco, sempre acreditei que o que acontece com uma pessoa em qualquer parte do planeta afeta a todos, sem distincoes. Assim, uma pessoa que sofre no Sri Lanka afetaria os individuos que vivem na Amazonia, por exemplo. Sabemos que, na atualidade, um dos paises onde o grupo que defende direitos humanos mais incide e mais eh rechacado... eh Myanmar. Chegou a ser, como Cuba, vitima de embargo comercial. E ainda assim, Cuba recebeu mais investimento. Nosso proximo destino esta classificado como um dos 50 paises mais pobres do mundo... e poderemos ver monumentos dedicados ao Budismo, com 15 metros de altura e 16 toneladas de ouro puro, ao ar livre, em uma praca central de Yangon. Isso nao eh uma contradicao do capitalismo. Nao sei o que eh ainda, mas sei que o regime em vigor eh a ditadura. Nao sao aceitos cartoes de credito, travelers cheques ou outras moedas alem do dolar, euro (em menor escala) e da moeda local. Em uma epoca, os turistas foram proibidos de entrar no pais. Tudo o que eh comercializado, o poder publico fica com grande parte do dinheiro. Eh preciso declarar todos os seus pertences antes de atravessar a fronteira aerea...sim, porque nao eh possivel entrar por terra. As lojas do governo vendem os produtos do povo e eh preciso ter uma licenca especial para vender. As pessoas usam um padrao de roupas bem diferente dos ocidentais. Artezao local que vende algo sem permissao pode ser punido. Foi abolido, em 2003, uma moeda especial que o turista deveria comprar ao entrar no pais, onde o valor era 1 pra 1 com relacao ao Dolar. O turista nao poderia cambiar para a moeda local e era permitido comprar apenas nas lojas do governo. Eh proibido fotografar predios e espacos das forcas armadas (naturalmente), assim como a residencia dos governantes. Muitos locais sao proibidos a visitacao da parte de turistas. Nao eh permitido falar sobre politica nas ruas. Muitos turistas sao seguidos por agentes a paisana durante dias e retornam a seus lares sem saberem disso. Dessa forma, toda atencao que deveria ser dada ao povo fica comprometida. As estradas nao tem boas condicoes e, em muitas localidades, o povo eh miseravel. Apesar disso, demonstram disponibilidade para com estrangeiros, conversando com jovialidade. No ano passado, um furacao e alagamentos detonaram o pais. O governo demorou a prestar auxilio, condenando milhares de pessoas ao obito. Proibiu outras nacoes de prestar socorro ate seu limite de resistencia a pressao.
Nao podemos fazer nada. EI, PODEMOS SIM!!!! Nos vamos la, compraremos com os artesaos locais, visitaremos escolas publicas e faremos o que pudermos para que haja um mundo melhor. Isso nao eh utopia. Afinal, pense comigo.... Que merda voce veio fazer nessa vida??!!? Veio para contribuir ou para ser mais um virus na sociedade???? O que voce esta fazendo nesse momento, que nao seja para o bem proprio???? Parabens, sei que nossos leitores sao pessoas de bem; e comprometidas, humanamente, com o bem estar mundial!!!Bem... Se continuou ate aqui eh porque tambem se preocupa..... ou porque precisa saber no que vai dar tudo isso!!! rss
Precisavamos conduzir a viagem para algo alem de absorver. Eh exatamente como uma dissertacao de Mestrado. No que vai dar todo esse investimento? Que aplicabilidade tem tudo o que aprendemos e que promovemos? Tudo o que aconteceu foi muito mais que um olhar para o mundo, mas um investimento nele. Um investimento muito maior que financeiro. Emagrecemos (ruim pra mim e bom pra gabi...eheheh), estivemos debilitados em alguns momentos (como exemplo de mudanca de 2 graus negativos para +35 em poucas horas), ficamos sem dormir viajando direto. Meu cartao esta bloqueado desde a semana passada (o pessoal da Shotokan ja previa isso... rss), nosso dinheiro acabou ha 15 dias. Temos almocado no refeitorio de hospitais (comida muito boa, barata e a garantia de nao adoecer), ou nas carrocinhas de rua (onde a comida eh boa e barata tambem).
Temos mais 2 semanas. Uma semana de Burma, como conclusao do nosso projeto. Ao voltarmos dessa ultima viagem, tera inicio uma maratona de voos. Voltaremos a BKK, ficaremos no aeroporto uma tarde e seguiremos para Israel. Visitaremos nossos amigos em Ramat Gan (Rodrigo, Rebeca, Janete e familia); que alias, se mostraram como pessoas de excelente indole e que merecem toda a consideracao do mundo!!! Nos trataram muitissimo bem e nos acolheram da melhor forma possivel!!!
De Israel para Paris... depois RJ e Floripa em seguida.
Nesse post, estou publicando fotos de mais pessoas incriveis. Em sua maioria, passamos nao mais que minutos juntos... mas foi de uma alegria e uma troca de energia incalculavel!!! Algumas delas mudaram seu roteiro, interromperam seu programa de vida apenas para nos dar atencao e nos auxiliar, sem esperar nada em retorno. Sorrisos e abracos fraternos.... foram nossos presentes. Possivelmente, nunca mais os vejamos em toda a nossa existencia. Mas sem duvida nenhuma, deixaram sua marca no capitulo do livro de nossas vidas, que representa aquele dia!!!
E com voces, nossos amigos de viagem:
PS: Apenas 0,1% da populacao de Burma tem acesso a internet. Dessa forma, nao sabemos quando sera nossa proxima atualizacao. Nao pensem que estaremos 1 semana, isolados em um pais com menos recursos, sem contato com o mundo externo, com mais de 49% de seu territorio coberto por florestas, infestado de animais peconhentos, controlados por um regime ditador, frente a frente com pessoas que nao falam portugues e que eh assolado por furacoes de grande magnitude!!!! Pensem que saimos e fomos melhorar o mundo!!!!
Grande abraco do deco e da gabi
Abraco especial aos que doaram seu tempo a essa leitura.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fantastico + extraordinário.Vcs. realmente são incríveis. Boa viagem e tenho certeza que encontrarão alguém que os facilite na internet.
Bjs mil
Os aguardo aqui no Rio com um grande churrasco + brigadeiro.
Roberto

Unknown disse...

Ei Deco e Gabi, boa estrada para vcs!!!!E, quando voltarem, masndem umas dicas de lá, quem sabe não aumentamos um país em nosso roteiro....
Paz e Saúde
Abraços

Ciça e Julio (o outro casal de viajantes)
www.alidepoisdaesquina.blosgpot.com

Anônimo disse...

Deco e Gabi:

O único comentário que posso fazer é QUE SINTO ORGULHO DE VOCES.

Beijos

Roberto

Paola disse...

Uau Deco e Gabi! Fantástico! Vivam intensamente as últimas semanas. Dessejo proteção e sucesso na jornada. Abraços, Paola

Anônimo disse...

ae deco e gabi, como voces estao? aqui quem ta falando eh o akira, nos encontramos na khaosan junto com o edison tambem brasileiro horas antes de voces partirem para myamar. Demorei para entrar no blog porqe eu estou viajando. Fui a hong kong ao norte, Angkor e agora estou no sul com miha familia. Cara espero que sua viagem esteja bem, nao sei se ja terminou. Quero manter contato com voces porque voces sao demais e concerteza uma inspiracao para meu futuro. Grande Abraco Akira