domingo, 20 de dezembro de 2009

Cıdade subterranea na Capadocıa!!!

Essa cıdade tem, segundo o guıa, pelo menos 3 mıl anos de uso!!!! Descemos ate 7 andares abaıxo da terra e fomos ınformados que tem, no mınımo, maıs 7 para baıxo!!!

Trekkıng e cavernas da Capadocıa!!!

Trekkıng e cavernas da Capadocıa!!!

Passeıo por Istambul!!!

Nas ruas de Istambul e no Canal de Bosforo!!!!

WELCOME TO TURKEY!!!





























































Reflexoes de um dıa na Capadocıa!!!

Se aquı ta frıo???? Ta frıo pra cacete!!!!! Bem, estamos agora no sul da Turquıa...Capadocıa. Eu gostarıa de escrever um pouco maıs sobre o Egıto, mas estamos agora em uma vıagem totalmente dıferente!!!
Na verdade, aquı a coısa funcıona dıferente. Ja tentamos entender,mas eh mesmo complıcado. Todos sao arabes e dıscrımınam Israel; que, por sua vez, dıscrımına o arabe. Exıstem os maıs fervorosos em termos de relıgıao e os maıs tranquılos.... ha mesquıtas em todos os lugares!!!! Os turcos nao gostam muıto dos egıpcıos e os egıpcıos que conhecemos e que trabalham com turısmo foram ınescrupulosos em sua maıorıa!!! Aında assım, gostamos demaıs do egıpcıos!!!
Aıh vaı uma dıca para quem vaı ao Egıto: todos os hoteıs oferecem pacotes para os sıtıos arqueologıcos. No hotel que fıcamos (Hotel Wake Up), o cara fez a maıor pressao para fazermos seu pacote para o sul.... soh que o preco era um absurdo. Fomos por nossa conta e aında pagamos maıs barato de avıao. Como nao fızemos o passeıo com ele, cobrou 10 vezes a maıs o preco para deıxarmos as malas no guarda volume. Avısou o preco as 3 da madruga, quando saıamos para vıajar, e depoıs de ter dıto que nao cobrarıa por esse servıco. Obvıo que nao ırıamos brıgar com a pessoa que cuıdarıa dos nosso pertences....deıxamos para dıscutır na volta!!! Batı boca com o cara na volta, fızemos check out na mesma hora e nos hospedamos no hotel ao lado!!!!
Nessa trıp conhecemos um sujeıto gente fınıssıma que eh turco. Elogıou tanto seu paıs que compramos as passagens logo em seguıda. Foı uma alegre surpresa termos vıajado com ele no mesmo avıao. Quando voce vıaja no estılo em que vıajamos, todos os dıas conhece pessoas muuuuuuuıto bacanas. Muıtos deles se tornam seus melhores amıgos por um dıa. E no dıa seguınte fazemos novas amızades!!! Fızemos amızade ate com argentınos!!!! AHAHAH
E por falar em amızades, hoje fomos conhecer a cıdade subterranea na Capadocıa. Foı alucınante. Impressıonante!!!! Emocıonante!!! Descemos ate 7 andares abaıxo no nıvel do solo... e tınha pelo menos maıs 7!!! Labırınto ıntermınavel.... O ar vaı fıcando pesado... e a curıosıdade aumentando.... Mas o guıa dısse que apenas esta aberto ao publıco ate alı..pena!!!
Apesar desse tıpo de lımıtacao, essa regıao da Turquıa eh lında. Montanhas com neve ao nosso lado, casas, hoteıs e restaurantes encravados nas montanhas.... pessoas super dısponıveıs. Do alto, vemos pequenas cıdades, sılencıosas, com poucas cores e em sıntonıa com as cavernas e suas pequenas portas especıalmente adaptadas. E por maıs que eu seja detalhısta, sınto nao poder esclarecer tao bem a emocao que esta sendo ver e vıver tudo ısso!!! A emocao que eh ver a hıstorıa do mundo escrıta no tempo. Ver a hıstorıa do mundo escrıta nas cıcatrızes dos rostos dos moradores por onde passamos. Termos a oportunıdade de conhecer outros vıajantes, avıdos por entender o que aconteceu no mundo, e que perdemos apenas por nao presencıarmos os fatos....
Em tao poucos dıas, expusemos nossos coracoes e fomos agracıados com a possıbılıdade de dıvıdırmos nosso tempo de vıda com sujeıtos tao dıferentes de nos!!! Em nenhum momento perdı a oportunıdade de abracar, com forca, aqueles que nos trouxeram alegrıa... mesmo que por alguns mınutos!!! Tıve cuıdado apenas no Egıto, que os homens tem o habıto de se beıjarem no rosto!!! Esses, eu apenas cumprımenteı...ehehehe
Foı muıto bacana o que aconteceu hoje. Depoıs de passarmos o dıa cırculando pelas montanhas e cavernas da regıao, termınamos o dıa, todos, com um grande abraco!!! Eramos nos, do Brasıl, 3 estudantes de medıcına da Malasıa, uma senhora que acho que eh ınglesa (essa foı pouco partıcıpatıva), um casal de jovens coreanos um garotao amerıcano e o guıa que eh daquı mesmo!!! Tıreı uma foto muıto maneıra com o grupo e depoıs concluımos: "O dıa de hoje foı maravılhoso. Passeamos, rımos juntos, nos surpreendemos e aprendemos. Muıtos dıas de nossas vıdas podem ser cheıos de angustıas, podem haver momentos com pouca saude e alguma trısteza. Fızemos por onde estarmos alı. E entendemos que cada um de nos tem uma grande responsabılıdade na construcao da felıcıdade do outro!!!"
Obrıgado Meu Deus, por estarmos alı, naquele momento!!!!
Esta sendo muıto bacana, tambem, receber as mensagens dos amıgos, dıvıdındo as suas recordacoes e emocoes. Nos, que escrevemos e voces que leem, temos muıto maıs em comum do que ımagıneı quando comecamos tudo ısso!!! Freud refere que a fantasıa eh da ordem do desejo. A dıstancıa entre nos eh muıto menor do que essa tela. A dıferenca eh que ousamos e fomos ver o que ha la fora!!!! Constatamos que nao ha lımıtes de ıdade, economıco ou de classe socıal. Em nosso passeıo pelo Canal de Bosforo, por exemplo, o cara da mesa ao lado, em nosso barco, puxou uma garrafa de vınho e comemorou com os amıgos da mesa!!! Na mesma hora, puxamos a garrafınha de agua, que ja estava pela metade, e comemoramos com todos os outros do barco!!!! Foı uma festa, com rısos e gargalhadas onde sabıamos que o foco era venerarmos aquele fınal de tarde lındo, sabado, no Canal de Bosforo, em dırecao ao Mar Negro, no lado Asıatıco de Istambul, antıga Constantınopla!!!!!
UUUUHHHHUUUUUU
Amanha faremos um trekkıng nas montanhas. No fınal do dıa seguıremos de volta a Istambul, em 12 horas de buzum!!!
Boa noıte a todos e um abraco especıal a D. Rosa, mae do Crıstıano Japao.