segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Na madruga...no aviao!!!

Sim, uma viagem eh sempre uma viagem....mas o que eh uma viagem??? Muita gente nao sabe... Talvez nem eu mesmo devo saber!!! Mas desconfio... Depois de passar tanto tempo longe de casa, iniciamos outra etapa: o retorno. Saimos da Kao San Road as 18:30 em direcao ao aeroporto... nosso voo saiu as 23:50. Passamos todo o dia tensos com relacao a possibilidade de haver excesso de bagagem, de extrapolarmos o limite de gasto, de, de, de.... Aeroportos sempre causam tensao, por mais que voce seja um viajante!!!
Mas essa etapa eh especialmente interessante. Estamos no aviao agora. Serao 7 horas de voo de Bangkok ate Doha, mais 3 ate Aman e mais um pouquinho ate Tel Aviv. Ficamos um dia em Ramat Gan e partimos para mais nao sei quantas horas ate Paris e depois mais nao sei quantas horas ate o RJ.
Interessante nao eh todo esse tempo viajando, mas a ida ate Israel. Nao estou bem certo. Tenho a impressao que a qualquer momento algo pode acontecer. Em nossa primeira entrada no pais, nos fizeram entrar em uma fila separada, revistaram todas as nossas bagagens cerca de 3 vezes; e ao final, usaram um aparelho que detecta explosivos. Em Israel, certas provincias nao podem ser frequentadas por judeus, que dizem que podem ser mortos pelos arabes. Nas provincias de arabes, eles dizem que os judeus gostam de matar arabes!!! Palavra forte essa, nao? "Matar". Todos sao revistados antes de entrarem nos shoppings. Muitas pessoas andam de bicicleta ao inves de transporte publico. Jovens, meninos e meninas, andam com fuzis de um lado para o outro. Ao servirem as forcas armadas, recebem um fuzil como responsabilidade sua e, por medo de que aconteca algo como perder ou roubarem a arma, vao ate a festas com ela. Sim, a violencia no Brasil eh diferente. Quao diferente???? Quem sabe?
E, quem diria, nos surpreendemos de novo essa noite!!! Nossas bagagens foram revistadas 4 vezes antes de embarcarmos. Quando entramos naquele corredorzinho, ja na pista, prestes a entrar na aeronave... outra revista. Essa foi a mais pesada!!! No fim o cara ainda segurou meu cortador de unha micro!!! Uso, principalmente para cortar os lacres de seguranca que ponho nas malas quando seguimos para algum lugar. Foi entao que a coisa foi ficando hilaria!!! Antes do servico de bordo rolar, chamei a aeromoca. "Porque nao posso ficar com meu cortador de unha e voce serve a minha comida com garfo e faca de aco?" "Sim." Ela respondeu. "Ele esta comigo. Nao posso falar sobre assuntos de seguranca. Mas se voce quiser levar a faca, fique a vontade!!!" Nao entendo como um cortador de unha pode ser mais perigoso que uma faca. Tudo bem, ate ja tinha esquecido o assunto. Mas quando ela falou de seguranca e falou da faca, acho que os japoneses do banco de tras se apavoraram.... AHAHA
Assim que fomos servidos, um casal de japoneses coroas cutucou a gabi e entregou a ela seus 2 paes. Nao entendemos nada. Foi entao que eles comecaram a recolher os paes dos outros japoneses que estavam proximos.... E passaram a nos entregar os pedacos de bolo. Veio ate um sanduiche natural feito em casa.... a gabi ria sem parar e tentava se esconder atras do travesseiro. A mulher do banco ao lado (que ja tinha apresentado um episodio de descontrole emocional quando gritou sem motivo com outra aeromoca) passou, entao, a nos entregar seu paozinho tambem..... Caramba, que vergonha!!!! Em seguida, vi que tinha mais doido no aviao do que imaginavamos... Uma cabeludona, que sentou umas 4 fileiras a frente; levantou, pos sua mochila nas costas, e comecou a caminhar sem parar pelos corredores!!! Nao acreditei!!! Ela ia em camera lenta... olhando as pessoas fixamente.... O pior foi quando ela parou do meu lado e ficou me olhando... na hora peguei o saco de vomito e fiz que ia vomitar!!! Foi a senha pra ela partir!!! ehehe
(pausa de alguns minutos)
Agora ainda estamos na primeira parte do voo. A doida voltou para o seu assento e esta abracada com a mochila. A gabi, a vizinha descontrolada e os japoneses dormiram... e eu nao sei se escrevo ou vejo o filme que esta passando na tv!!!
Vejam que tudo isso aconteceu em cerca de 20 minutos!!! Sao 2:45 da madruga e hoje completamos 57 dias de viagem!!!
Parece que Tel Aviv esta cerca de 13 graus... e Paris esta 6 graus negativos!!!!
Parei um pouco para ver o filme.... conta a historia de um sujeito que sofreu um acidente de automovel no qual sua esposa morreu. Fala sobre a relacao que diferentes pessoas podem ter com a perda. Em psicologia chamamos de "vivencia do luto". Surpreendentemente, ao final, ele abandona tudo o que tinha e faz uma viagem. Na verdade, eh uma historia que faz uma meiuca entre liberdade e a prisao que, muitas vezes, impomos a nos mesmos. Quem nunca ouviu alguem dizer que a vida eh uma eterna disputa? Pois digo que somos nosso maior adversario!!! Nos contra nos mesmos dentro de nos!!! Se pudessemos nos dar uma chance de termos liberdade total... Liberdade de todos os medos, das insegurancas, dos conflitos.... do superego!!! Sera que seriamos felizes entao??? Nao sei responder. Voce sabe??
Em seus textos, Amyr Clink acredita que viajar eh um bom caminho em direcao a felicidade!!! Ainda afirma que temos que ir e ver.... Tirarmos nossa conclusoes!!!
Agora eu ja faco um gancho entre felicidade, liberdade e limitacoes!!!
Ei, sao 3:20 da madruga, estamos sobrevoando a India e a doida cabeluda voltou a caminhar com sua mochilinha!!! Espero que ela nao comece a correr e gritar pelos corredores da aeronave!!! rss
Com essa doida por aqui, fica dificil dar um fechamento digno ao texto!!! Talvez viajar nao acrescente tanto assim mesmo!!! Ou talvez tudo o que eu tenha dito nao tenha nada a ver para voce!!! Viajar eh a nossa verdade hoje.... Apostamos nisso. Nao somente viajar por viajar. Mas fazer aleguma diferenca para o mundo!!!
Onde voce joga as fichas da sua vida????