segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Laos...controverso!!!


Sim, controverso..... Um pais classificado como um dos 10 mais pobres do mundo (segundo o Lonely Planet)... com as ruas bem limpas, lojas e restaurantes bonitos...
Quem poderia imaginar? Filmei (e postei aqui) uma ruazinha de Luang Prabang. Essa cidade, eh caracterizada como um patrimonio da humanidade... e confesso que eh bem bacana.
Na verdade, ja planejavamos vir a esse pais desde o ano passado. Nao pudemos vir na ocasiao porque peguei dengue hemorragica e os sintomas comecaram na fronteira. Esse ano tinhamos tudo organizado, mas na hora H, a passagem encareceu demais e desistimos!!! Tinhamos mais uma semana de viagem e o que fazer??? Resolvemos ficar em Koh Phi Phi, que eh uma praia alucinante no sul da Tailandia. Fomos a agencia comprar os tickets de onibus e.... com as passagens na mao, eu disse a vendedora: se voce achar passagem para o Laos barata nos vamos agora!!!! Ela achou!!!! Eram 16 horas e o voo era as 18:50!!! Compramos!!! Corremos no hotel, entupimos as malas que ficariam no guarda volume, arrumamos uma mochilinha para zarparmos e pegamos o taxi. Fechei a porta do veiculo e olhei no relogio: 17:20. Longe pra cacete do aeroporto e hora do Rush!!!! AIRLAOS.... sem direito a reembolso ou remarcacao!!! O aviao era do tamanho de um monza 4 portas. O taxista, que ja sabia do horario, propos: Corro pela highway se voces me derem mais cemzinho!!! Esse valor corresponde a 5 Reais.... UFA!!! Chegamos no aviao, depois de furarmos as filas de check in e saida do pais, as 19:00. Na verdade eu estava morrendo de raiva...o cara da alfandega jogou fora nosso shampoo e um canivetezinho que eu tinha desde infancia ... dei mole com ele na mala de cima!!!!.... .... Estavamos a caminho de mais um desafio.!!!
As estradas sao medianas... eu daria nota 3!!!!! Ja estivemos em piores. Fizemos em 15 horas um percurso de 350km. O aviao nos deixou em Vientiane e partimos para Luang Prabang. O hotelzinho que ficamos em Vientiang foi o pior de toda a viagem!!!! O colchao parecia ser de areia e estava todo torto.... ja a Gabi achou que o pior hotel eh o que estamos hoje!!! No de hoje, eh impossivel deixar a porta e janela fechadas... o cheiro de mofo fica impregnado!!! Ja ouvi muitas historias de roubos de objetos nos hoteis desse pais..... decidi deixar o cheiro de mofo!!! rss ...
Pegamos o habito de viajar a noite para economizar o dinheiro de estadia.... excelente ideia...mas cansa!!! Quando voltarmos a Bangkok, ficaremos, no ultimo dia, em um hotel com piscina e sauna... pelo menos no ultimo dia vamos tirar onda, ne!!!! ehehe
Voltando ao Laos... alugamos uma moto e fomos a uma cachoeira alucinante ontem....hoje cedo fomos a uma caverna, onde reza o conto, um desbravador achou-a escondida na mata, a beira do Rio Mekong, com estatuas de Buda.... Pra mim, eh papo furado!!! Varias estatuas de madeira que nao tem mais que 6 meses de idade!!!! eheheh Gabi concorda!!! Nao tem problema, o passeio foi bacana!!!
No entanto, vemos um outro lado. Os gringos querem viajar para verem coisas e lugares bonitos.... Muito bem, eles pagam para isso... e sentem o povo como seus funcionarios. Dessa forma, o povo criou algo como proposito para fazer um passeio bacana e ganharem mais um cascalho... de outro jeito as pessoas nao atravessariam o rio e nao gastariam seus dolares!!! Mas ainda nao cheguei onde pretendo!!! Vejam que o povo daqui, ao ser tratado como funcionarios, nao respondem aos estimulos com entusiasmo e se fecham mais ainda. Um bom exemplo eh o fato de passarmos de moto, nao sermos correspondidos em nossos acenos e sorrisos!!! Muito diferente de Myanmar, onde as fronteiras estao fechadas para o turismo. Como os turistas sao muito pouco em numero, eles se misturam com os moradores e todos paracem iguais!!! Perfeito!!! Ja aqui, a diferenca entre as pessoas eh marcada pelo dinheiro!!! Ficamos bem tristes com essa analise!!!
Bem, em 2 horas partiremos para uma cidade chamada Vang Vieng. Muito parecida com Pucon, no Chile. Eh o pico dos esportes. Rafting, canoagem, tube (descer o rio em camara de pneu de caminhao), trekking, mountain bike. No sudeste asiatico, segundo o Lonely Planet, essa eh a cidade onde se consegue qualquer tipo de droga. E rola, principalmente, Opio. Os policiais, por sua vez, quando pegam um gringo no flagra, tomam o passaporte ate que o vacilao pague 500 dolares. Que roubada!!!! Eh, tambem, a cidade campea de acidentes. Em Vientiang vimos um coroa gringo sofrer um acidente de moto.... foi chocante... e vimos uma galera com o corpo lanhado!!!
Aqui eles fazem ate revisao quando a pessoa devolve a moto. Digo isso porque nao se precisa de carteira ou capacete para alugar uma 100cc. Pode ate atravessar o pais em uma moto dessa. Um cara me ofereceu..... Ficamos amarradoes para enfrentar esse desafio, mas o problema eh que na correria de ir pro aeroporto, eu essqueci de trazer calca comprida e nao trouxe nenhuma roupa de frio!!!!eheh ... Na viagem nos enrrolamos no saco de dormir pra nao congelar....voces acreditam??
PS... gostaria de ter escrito mais sobre Myanmar... penso que foi o ponto alto da trip (sem desmerecer os outros paises--- ja desmerecendo o Egito...rss). Farei essa postagem mais tarde, ok??





Nessas fotos vemos o Budha Park. Incrivel. Esse ultimo filme da uma ideia melhor do local


Em seguida, vemos a diversao dos ursos e, ao lado do elefefante, uma sombra muito esquisita...ehehe

Um comentário:

Lê disse...

Gabiii, André,
Quanto orgulhoo!! Parabéns pela coragem, determinação e humildade em compartilhar seus conhecimentos. Tô adorando!!
Um beijo grande da amiga de sempre,