terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TelAviv, Jerusalem, Mar Morto, Paris

Shalom amigos e amigas!!!!
Partimos do RJ direto para Paris... a temperatura estava em torno de 10 graus.... deixamos as malas no guarda volume e seguimos com uma pequena mochila rumo ao metro!!
O metro 'e tranquilo...pra quem conhece!!! Nos perdemos varias vezes!!! O lance eh que para chegar a Torre Eiffel, eh preciso fazer 3 baldeacoes!!! Acho que foram umas 2 horas.... vejam que a gabi enlouqueceu com a magnitude e o esplendor da cidade.... eu, por outro lado, gostei mesmo foi de conversar com as pessoas, ver as diferencas fisicas, dos comportamentos semelhantes....mas concordamos que a cidade eh como um museu a ceu aberto!!! E como muitas coisas de valor, eh carissima!!!!
Subimos a torre de escada.... era o unico meio de nao pegarmos filas!!! Como nao tinhamos muito tempo, entramos em um daqueles carros para turistas que circula por lugares interessantes sabe? E descobrimos que os parisienses sao muito parecidos com os brasileiros.... o motorista concordou em pagarmos meia passagem em troca disso se tornar um segredo apenas entre nos 3!!! ehehe
PS... estou escrevendo agora, em uma salinha de 3x3, com 2 russas, uma japonesa e um indiano conversando ao meu lado enquanto bebem cha!!! A proposito, o teclado nao tem acento!!! Ah, estamos agora em um hostel, no "Armenian side" of Jerusalem old city!!!
Bom, ao contrario das expectativas, a noite dormindo no aeroporto, no saco de dormir, foi tao boa que nao ouvimos o alarme do pequeno relogio portatil... ate que um ucraniano sinistro me sacudiu... olhando ao meu redor, vi que havia umas 15 pessoas dormindo em volta!!!!
O voo pra Tel Aviv foi tranquilo.... e foi nessa ocasiao que comecamos a desconfiar que a rapaziada de Israel era gente boa!! Uma amiga do CS foi nos buscar no aeroporto e seguimos, no carro dela e do seu namorado para um jantar na casa da familia dela. Estavam: pai, mae, ela com o namorado, 2 irmaos com as esposas e 2 filhos de cada. A recepcao foi tao boa que chegou a ser emocionante... Nos trataram como familia!!! O pai resolveu fazer um churrasco para comemorar nossa presenca!!! Na verdade, todas as 6feiras, as familias se reunem e jantam juntos.... o nosso domingo eh antecipado para eles e nem os onibus funcionam.... Caso queiram saber mais sobre isso, nao perguntem a nos....estudem!!!! rss
A Ruth eo Ziv foram excepcionais!!! Trataram-nos como reis... A praia, em TLV, eh ao lado da casa e a agua eh clarissima!!! Tem um calcadao como em Ipanema, mas que a diversidade eh um pouco menor!!! Circulam jews, arabians e uma galera com a cabeca coberta!!! Foi entao que vimos uma roda de capoeira!!! Nos aproximamos... naturalmente, conhecemos o Rodrigo (lutador profissional) e o Gil (jogador de futebol profissional).....Esses caras sao gente muito fina!!! Teriamos que sair dacasa da Ruth naquele dia e nao sabiamos nem onde estavamos!!! Foi quando o Rodrigo falou: "Fica la em casa, ta tranquilo!!!" Fomos no carro da Ruth ate nossa nova estadia..... La, conhecemos o Cacique (alagoense que trabalha com capoeira), Rebeca (mae), Janete(irma do Rodrigo) e a sogra deste ultimo.
Devo dizer que a recepcao que tivemos nao poderia ter sido melhor!!! Rapaziada de muito boa indole, prestativos e atenciosos!!! Vieram para esse pais para trabalhar e afirmam que a vida aqui eh muito mais confortavel, apesar da constante ameaca de homens bomba e das revistas de bolsas e etc em todos os lugares. A cidade nos deu a impressao de ser bem segura e alegre.
No jantar que fomos, o pai da Ruth disse algo que nos chamou a atencao. Disse que os judeus foram banidos de suas casas, fugiram e que nao tem lugar no mundo... ate que Israel se tornou sua casa!!! Todos os judeus do mundo tem pousada aqui!!! Disse ainda que eles nao podem perder as guerras que, porventura, virao. Eh ganhar ou ganhar!!! Caso contrario nao terao para onde ir em todo o planeta!!! Afirmaram ainda, que o poder belico daqui eh imenso e que nenhum pais nas redondezas eh uma ameaca!!!
Voltando a nossa viagem, saimos de manha cedo dacasa do Rodrigo e seguimos para Jerusalem. Deixamos nossas malas por la com a intencao de voltarmos no mesmo dia(eh uma viagem de 40 min). Levamos apenas uma mochilinha com casacos, escovas de dentes e maquina fotografica. Bem, a cidade eh tao maneira que, a noite, decidimos ficar mais!!! A cidade antiga eh como um labirinto, dividido em 4 partes!!! Nos perdemos a todo o momento e saimos perguntando...
O primeiro hostel que ficamos era horrivel, mas baratinho...eheeh... As roupas de cama estavam com um cheiro de um amaciante meio esquisito e o chao nao era la dos melhores.... tudo bem, ja estavamos ha 2 dias com as mesmas roupas no corpo!!! Amanha teremos que voltar a TLV... minha barba cresceu demais, precisamos de roupas limpas, o carregador de bateria esta la na mala e pretendemos partir para a Jordania o quanto antes!!! Mas nao sem antes nadar no mar morto!!!!!
Viemos para outro hostel essa noite...... o quarto eh bem limpo, fica bem no centrao da old city, mas ainda com pouco espaco... para vcs terem uma ideia, nao consigo ficar de pe no quarto!!!!.. tudo bem, logo ao chegarmos fizemos as abdominais, alongamento e flexoes do dia!!! Do que mais podemos precisar, ja que a cama parece bem aconchegante???
Nossos planos sao: acordar bem cedo, caminhar ate a rodoviaria(5km) e seguir para o mar morto... depois voltar para TLV pra verificar o visto para o Egito. Fomos em uma agencia e a mulher quis nos dar uma facada!!! Uma nota preta para passar a fronteira!!!! Eu respondi: SOH PORQUE O NOSSO PRESIDENTE EH BURRO, VOCE ACHA QUE EU SOU OTARIO????
Postaremos algumas fotos da viagem assim que voltarmos a TLV e pegarmos os cabos!!!
Grande abraco em todos..
SHALOM

Um comentário:

Paula e Ander disse...

Oie, talvez nao seja a primeira pessoa a ler, mas a primeira a escrever, pois a mae ja me ligou para avisar que voces haviam atualizado o blog!!! Adorei!!!
Muitas pessoas tem perguntado de voces e sobre a viagem - leiam o Blog!! hehehehe
DEDECO, muito bom o relato da viagem mas ate dia 31 de janeiro vai faltar memoria no PC, brincadeirinha - heheehhe
Beijos grande - saudades
Paula, Ander e mae