domingo, 20 de setembro de 2009

Caindo no conto!!! A grande batalha!!



Tudo bem.... vcs acham que viajar é só comprar uma passagem e sair por aí??? Pode ser... mas e se vc vai ficar 2 meses viajando??? Quem vai pagar suas contas? Desligar o telefone e a internet? Tem que desligar o provedor também? Chave geral da casa? E a geladeira? São tantos detalhes que é preciso anota-los com um tempão de antecedência!!! É como prepar-se para uma grande batalha!!!


A viagem, propriamente dita, também gera uma ansiedade!!! Já li uns 7 livros e um montão de textos na net... e derepente tive um insight: “Ta tranqüilo... descobriremos por nós mesmos durante a viagem!!!”

É como aconteceu na Tailândia... me preparei tanto e caímos no conto da joalheria!!! Foi impressionante. Um motorista de tuk tuk nos abordou na rua e falou algo sobre aquele ser o dia em que o Imperador não cobra os impostos sobre as jóias vendidas na loja do governo. Em diferentes lugares, diferentes pessoas nos contaram, de diferentes formas, a mesma história. Estávamos no início da viagem e se pensam que estávamos endinheirados se enganam!!! Rss

Na medida em que ia recebendo meu salário(estava de férias), a Sra Sandamara depositava um cheque TB, previamente assinado por mim, com valor esclarecido após entrar na página do servidor. Portanto, éramos turistas sem dinheiro!!! Mas todo aquele “conjunto de coincidências” nos levaram a crer que era verdade e estávamos prestes a comprar um anel de diamantes... e depois vende-lo no Brasil por 4 vezes mais!!! Porra, é o sonho de todo viajante... voltar para casa com mais dinheiro do que saiu!!!

Chegamos a imaginar a “loja do governo” como uma feira... maior galera comprando. Não foi o que vimos!! Nosso ilustre motorista de tuk tuk levou-nos a uma loja impressionantemente vazia!!!

No dicionário, luxúria significa o desejo passional e egoísta por todo prazer sensual e material e blá blá... Luxúria foi o que me veio a cabeça ao lembrar daquele ambiente... Uma mulher, com uma roupa muito bem elaborada, apresentou-se a nós e nos ofereceu desde telefone grátis, para ligações ao Brasil, até leite e biscoitos.... Estávamos cercados de ouro... e tudo a nosso alcance!!

Quem me conhece sabe como é difícil pro meu rico dinheirinho sair do bolso!!!

Algo não se encaixava na cena. Mas aquilo não podia ser golpe!! Gabizita engendrava pelos caminhos da frustração, evidenciando que poderíamos ter caído em um golpe. Eu respondia que o máximo que perdemos foi nosso tempo; até aquele momento. Na verdade, eu nunca havia caído em um golpe que envolvesse tanto dinheiro na minha vida. Tudo era tão perfeito até ali, que não podia ser mentira.

Conversar com alguém!!! Essa devia ser a solução!! Conversar com alguém, idôneo, que nos falaria exatamente o que não queríamos acreditar.

-Vamos ligar pro seu irmão, gabi??

-Patrícia, é o deco, posso falar com o Rocco?

-Putz, no Brasil são 3 horas da manhã!!! Diz a gabi.

Run Forest, run!!!

Inventamos uma história mirabolante e saímos de fininho da loja... encontramos o motorista na rua... que passou a nos seguir e insistir pelo nosso retorno.

Minha reação foi mágica:

-Mr, please, can I take a picture with you? Show to us that big ring?

O cara deu linha na hora. Imagina, uma foto dele era o fim da carreira de enganador de turistas vindos do Brasil.

Passamos toda a viagem tentando entender como o plano poderia ter sido tão bem elaborado!!!

O mais engraçado é que, por mais malandro que qualquer um de nós(todos) sejamos, certamente cairemos em algum conto. Durante toda nossa estada caímos em vários. Mas só por merreca. Era o mototaxi que trocava quinze por cinqüenta Bath(em inglês a pronúncia é quase a mesma)... e passamos a anotar o valor em um papel antes de embarcar.

Era o táxi que não queria o taxímetro, mas fechar um valor (o táxi era ridículo de tão barato).

Minha intuição me diz que no Egito será assim!!! Li relatos que somos levados até as pirâmides e depois cobram muito mais ou nos deixam por lá!!! Que é preciso dar gorjeta pra tudo!!

Já falei que não dou gorjeta!!! Ufa!! É mais um desabafo que uma preocupação!! Quero ver quem vai me obrigar a dar gorjeta!! Rss

Existem, também, entraves logísticos: como descer o Rio Nilo de felluca(pequeno barco), se entraremos no Egito pelo sul? Bem, deve haver um meio....

Existem conflitos políticos: Se tivermos o carimbo de Israel no passaporte não poderemos entrar em vários países. Será que eles ficam grilados em carimbar uma folha separada? (li isso em vários posts)...

Existem falseios em termos de segurança: Será que é possível entrar em Bagdad (maior centro intelectual e científico de todo o Oriente Médio, durante séculos, até antes da guerra).

Existem dúvidas que ninguém sabe responder: será que é seguro entrar no Irã? Pisar no solo onde existiram os Sumérios deve ser impagável!!!

.....e essas respostas só saberemos quando estivermos lá?

Como diria meu amigo Cristiano Índio: “Calma aí, meu caro gafanhoto!!!”

Como você se prepararia para a batlha???

2 comentários:

Monyk disse...

André, quem sabe você não ensina a Gabizita a vender "melancia"! hehehehehhe. Essa história foi ótima e as próximas serão inusitadas...Na verdade já estou contando os dias pra vocês irem e voltarem com várias histórias (ou estórias), que parecem até "conto de fadas"!

Anônimo disse...

Conversando com uma galera, descobri que esse conto não rola só na Thailândia... mas em vários países!!!
deco